Encordoamento: Tipos de Corda

Tipos de corda para raquetes de tênis

Nylon

Poliéster

Tripa sintética

Tripa natural

Multifilamento

Copolímero

Híbrida 

Para um bom desempenho em quadra, não basta que o tenista tenha boa técnica e esteja bem preparado fisicamente. Além de escolher uma boa raquete, é necessário ter atenção especial ao encordoamento.

 

Independentemente se você dá os primeiros no tênis ou se já é mais experiente, o encordoamento da raquete pode fazer grande diferença no seu desempenho.

 

Por isso, é preciso identificar qual corda para raquetes melhor se encaixa ao seu estilo de jogo e também ter atenção ao momento da troca.

 

Não se preocupe se você não conhece todos os tipos de encordoamento de raquete e tem dificuldade em identificar qual deveria utilizar. 

 

Vamos apresentar todas as alternativas, suas vantagens e desvantagens. 

 

Então venha com a gente!

Nylon

As cordas de nylon são uma boa opção para quem busca custo-benefício, já que têm baixíssimo custo. Por isso, são muito populares.

 

Outro ponto positivo dessas cordas é que o nylon suporta melhor as quebras, pois se afrouxa rapidamente. 

 

Em contrapartida, há a desvantagem de as cordas de nylon sofrerem oscilações com a variação de temperatura e, consequentemente, perderem tensão rapidamente. 

 

Geralmente, essas cordas têm espessura mais grossa e possuem baixa absorção ao impacto.

 

Poliéster

O encordoamento de raquete feito com poliéster sofre poucas oscilações com a variação de temperatura e, geralmente, é disponibilizado em diversas espessuras, o que é um ponto positivo para a resistência contra a quebra.

 

Além disso, com esse tipo de cordas, há uma alta perda de tensão. 

 

As cordas de poliéster já não são tão usadas atualmente e tendem a ser uma boa opção para tenistas que buscam maior durabilidade e custo reduzido. Elas são um pouco mais caras que as cordas de nylon.

 

Tripa sintética

Com preço de encordoamento similar às cordas de poliéster, as cordas de tripa sintética também são menos sujeitas à variação de temperatura e perdem menos tensão que as cordas de nylon. 

 

A tripa sintética é formada por fibras com boa absorção de impacto. Porém, como costumam ser mais finas em comparação às cordas de nylon, são menos resistentes à quebra. 

 

Geralmente, o encordoamento de raquete com cordas de tripa sintética é utilizado por tenistas que praticam tênis de forma recreativa.

 

Tripa natural

A tripa natural apresenta muitos pontos positivos em relação à tripa sintética, potencializando as suas características de sensibilidade e controle.  

 

A desvantagem do uso de cordas sintéticas está no preço elevado, na sua sensibilidade à umidade e baixa durabilidade.

 

Pelo preço mais elevado e suas características que potencializam uma boa técnica, as cordas de tripa natural são utilizadas por tenistas de alto rendimento.

 

Multifilamento

O encordoamento de raquete com multifilamento indica que são utilizadas cordas sintéticas fabricadas com matéria-prima sofisticada e tecnologia avançada.

 

Esse tipo de encordoamento é uma ótima opção para tenistas que apresentam incômodos no braço, já que oferece alta absorção de impacto.  

 

Essas cordas deformam com o tempo e têm média durabilidade. São similares às feitas com tripa natural, mas são mais duráveis.

 

Quanto ao preço, o multifilamento fica entre a tripa sintética e a tripa natural. 

 

Copolímero

O copolímero é um dos tipos de encordoamento mais avançados atualmente, sendo bastante difundido entre os tenistas do circuito mundial. Essas cordas formadas por vários polímeros, incluindo o poliéster. 

 

Assim como as cordas de poliéster, o copolímero preserva a resistência e potencializa a velocidade da bola. Mas, tem a vantagem de absorver mais o impacto e afrouxar menos.

 

É possível encontrar o copolímero em diferentes espessuras, sempre com boa durabilidade.

 

Ainda que seja considerado um tipo de encordoamento avançado, o copolímero é mais barato que a tripa natural e o multifilamento.

 

Híbrida

O tipo de encordoamento híbrido é aquele que utiliza dois tipos de cordas na mesma raquete.

 

A combinação mais utilizada é aquela que tem copolímero na vertical e tripa sintética, natural ou multifilamento na horizontal. 

 

A “mistura de cordas” favorece à durabilidade. Em geral, quando há copolímero na vertical e multifilamento na horizontal, a tendência é que estourem as cordas horizontais.

 

Além disso, o encordoamento híbrido oferece bom amortecimento, principalmente quando comparado com raquetes encordoadas somente com copolímero.

 

Tenistas de nível mais avançado optam por essa alternativa pela sua adaptação a diferentes técnicas. Quando há o uso de copolímeros com menor espessura, há uma expectativa de ganho em velocidade e conforto.

 

O valor do encordoamento híbrido depende da combinação de tipos de cordas que será utilizada.

 

 

 

Sobre a loja

A Lobato Esportes é uma loja oline o nosso foco é cuidado com cada etapa que seu pedido chegue em perfeito estado até sua casa, nossa atenção e cuidado com cada etapa é nossa garantia de qualidade.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Lobato Esportes - CNPJ: 22.002.633/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade